Uma explosão na madrugada de hoje atingiu um gasoduto nos arredores de Damasco, cortando a electricidade em toda a Síria, informou a agência de notícias estatal, citando os ministros da Electricidade e do Petróleo do país.
O ministro do Petróleo, Ali Ghanem, disse que a explosão atingiu a linha que alimenta três centrais de energia no sul da Síria e que deverá ter sido um “ato terrorista”, mas não deu mais detalhes.
A infraestrutura de petróleo e gás da Síria foi atingida nos últimos anos por atos de sabotagem, mas ninguém reivindicou os ataques.
A guerra civil de nove anos, que matou mais de 400 mil pessoas, também afetou gravemente a infraestrutura e os campos de petróleo e gás da Síria, muitos dos quais estão fora do controlo do Governo.
A agência de notícias estatal, SANA, citou o ministro da Eletricidade, Zuhair Kharbotli, dizendo que a explosão ocorreu depois da meia-noite de domingo.
O governante lembrou que esta foi a sexta vez que o oleoduto foi atingido. Os técnicos estão a trabalhar para reparar os problemas e a energia elétrica deve ser restaurada nas próximas horas, acrescentou.

















