Internacional Presidente do Malawi alerta para mudanças no sistema de governação

Presidente do Malawi alerta para mudanças no sistema de governação

O Presidente do Malawi alerta aos malawianos para se prepararem para as mudanças que pretende operar no sistema de governação do país, fragilizado pela corrupção.

As referidas mudanças incluem a redução de poderes do Chefe de Estado.

Lazarus Chakwera que falava, esta segunda-feira 05, na cidade de Lilongwe, após a sua investidura no quartel general Kamuzu Banda, disse que os malawianos devem aceitar que os ossos deste país estão fracturados e não podem ser recompostos, sem que haja dor.

Chakwera deu exemplo do seu neto de 12 anos que tinha fracturado os dois braços, e para tratar a lesão, o médico-cirurgião ortopedista teve que exercer pressão sobre o braço, o que provocou dores e lágrimas ao rapaz.

“Precisamos ter coragem de enfrentar e suportar a dor de uma cirurgia do  sistema governativo, se quisermos desfrutar do bem-estar que o nosso país dispõe” – disse o Estadista malawiano.

Lazarus Chakwera presidente do Malawi prometeu ainda declarar anualmente os seus bens, prestar contas ao povo a partir do parlamento, e se reunir trimestralmente com o líder da oposição para colher a sua sensibilidade sobre a governação do país.

Recomendado para si:  Homem que tentou assassinar Trump é condenado à prisão perpétua

O novo Chefe do Estado malawiano prometeu igualmente submeter à Assembleia da República, leis que assegurem total independência do poder judicial, legislativo, incluindo o Departamento central de combate a corrupção.

Lazarus Chakwera que tem como vice-presidente Saulos Chilima herda um país dividido, quer política, regional e etnicamente.

A cerimónia de investidura, coincidiu com a celebração dos 56 anos da independência nacional e de entre vários dignitários convidados, destaca-se a vice-presidente da República Unida da Tanzânia Samia Suhulu.

Entretanto, a antiga presidente da Comissão Nacional de Eleições do Malawi, Jane Ansah, foi lhe negada a saída do país, quando esta segunda-feira tentava atravessar a fronteira de Mchinji, a caminho da Zâmbia.

São ainda escassas as motivações que impediram a saída de Jane Ansah do país. As autoridades da migração informaram não ter autorização para deixá-la sair do Malawi.

Destaques da semana