O Presidente da República, Filipe Nyusi, manteve, esta quarta-feira 01, uma conversa telefónica com o Presidente da República da Tanzânia e Presidente em Exercício da SADC, John Magufuli, na qual os estadistas partilharam assuntos de interesse comum para os dois países.

Na conversa, o Presidente Tanzaniano felicitou o Presidente Nyusi pela passagem do quadragésimo-quinto aniversário da Independência Nacional e destacou os bons momentos das relações de cooperação, reiterando o seu compromisso em reforçá-las.

Os dois estadistas discutiram sobre o combate à COVID-19, e partilharam experiências de cada país.

Um comunicado de imprensa da Presidência da República recebido na nossa redacção, indica que os dois Presidentes trocaram impressões sobre a situação na região, e ainda discutiram o modelo possível para a realização da próxima Cimeira da organização, que em princípio está agendada para o próximo mês de Agosto.

Outro tema que mereceu maior atenção dos dois estadistas, foi a cooperação no âmbito da Defesa e Segurança, com destaque para o combate ao terrorismo nos dois países e na região, tendo as duas partes concordado em reforçar a sua coordenação no combate contra o inimigo comum.