Nacional Detidos 15 etíopes por imigração ilegal em Tete

Detidos 15 etíopes por imigração ilegal em Tete

Segundo Celestino Matsinhe, porta-voz do Serviço Nacional de Migração, o grupo entrou em Tete, ilegalmente, a partir da linha de fronteira entre Moçambique e o Malawi, tendo como destino final a África do Sul.

“Eles foram encontrados no sábado, numa residência, na cidade de Tete, na sequência de uma denúncia. Não passaram por nenhum posto fronteiriço”, declarou Celestino Matsinhe, acrescentando que foi reforçada a segurança na região.

Além do reforço de segurança, segundo o porta-voz do Serviço Nacional de Migração, estão em curso discussões para uma acção conjunta entre Moçambique, Malawie Tanzânia, para travar redes de imigração ilegal.

Em Março, a polícia encontrou 14 pessoas mortas num contentor que transportava 64 imigrantes ilegais num camião, na província de Tete.

Segundo as autoridades, as mortes terão acontecido por asfixia e as vítimas eram imigrantes ilegais, de diferentes países (incluindo a Etiópia), que atravessaram a fronteira do Malawipara Moçambique.

Moçambique tem 56 postos de travessia, dos quais 24 foram encerrados, na sequência do estado de emergência em vigor desde 1 de Abril, devido à pandemia do novo coronavirus.