O deputado guineense Adulai Baldé, do Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15), defendeu esta segunda-feira acabar com a rede social Facebook na Guiné-Bissau para diminuir “a onda de insulto” aos líderes guineenses.
Adulai Baldé, vulgo Nhiribui, falava em declarações à Lusa e RDP-África para esclarecer o que já havia defendido na plenária do parlamento guineense a semana passada.
Se acabarmos com o Facebook vamos acabar com esta onda de insultos às pessoas de bem. Insultar o Presidente da República, o presidente do parlamento, o primeiro-ministro, ministros e outras figuras, isso é mau demais”, defendeu Nhiribui.
O deputado disse ainda ser vergonhoso ver pessoas a despirem-se no Facebook “só porque querem ofender” os dirigentes do país.
Eu sou radicalmente contra insultos, até já o disse aos meus camaradas do meu partido”, declarou o deputado, acrescentando estar pronto para votar favoravelmente se um dia o parlamento decidir aprovar uma legislação que acabe com o Facebook na Guiné-Bissau.
Adulai Baldé não sabe de quem é a culpa, “se dos donos do Facebook” ou se das pessoas que publicam as obscenidades, mas não tem dúvidas de que com aquelas práticas a democracia “nunca mais vai vingar” na Guiné-Bissau.