Internacional Líderes africanos apelam a medidas flexíveis para se conter COVID-19

Líderes africanos apelam a medidas flexíveis para se conter COVID-19

Em debate sobre “Desenvolvimento Sustentável durante e após a pandemia da COVID-19”, organizado pelo grupo United Bank of Africa (UBA), líderes africanos foram unânimes em considerar a necessidade de agir-se com rapidez e eficácia, destacando que a África tem lições para ensinar o mundo em contenção, mas é economicamente vulnerável.

George Weah, Presidente da Libéria disse que o seu país tomou medidas para aliviar os encargos financeiros das empresas vulneráveis no sector informal, fornecendo assistência e pequenos empréstimos para PMEs e comerciantes.

Além disso, Weah acrescentou estar a trabalhar com bancos comerciais para gestão de pagamento de empréstimos e criar pacotes de estímulo para os cidadãos.

Já o professor Benedict Okey Oramah, PCA do Banco Africano de Exportação e Importação, pediu a rápida implementação do Acordo de livre comércio africano (AfCFTA) e divulgou que a Afrexim disponibilizou US $ 200 milhões para fornecer fertilizantes e sementes em toda a África. No debate, estiveram presentes o presidente do Senegal, Macky Sall, ex-presidente da União Africana Donald Kaberuka, Administrador da PNUD, Achim Steiner e PCA do Banco Africano de Exportação.

Recomendado para si:  Filho de Kadhafi é assassinado em ataque armado na Líbia

Destaques da semana