O Presidente da Tanzânia, John Magufuli, anunciou esta quinta-feira, (21) a reabertura das universidades e o regresso das competições desportivas a partir de 01 de junho, após assegurar que a epidemia está em forte declínio, para desagrado dos seus adversários.
John Magufuli tem vindo a minimizar constantemente a gravidade do surto do novo coronavírus e já passaram três semanas desde que o seu Governo atualizou o número total de casos, que tinha estagnado em 480, incluindo 16 mortes.
“Decidimos reabrir as universidades a partir de 01 de junho de 2020″, disse o chefe de Estado numa reunião pública na capital administrativa, Dodoma, acrescentando que a decisão sobre o ensino primário e secundário seria tomada mais tarde.
Acrescentou que os eventos desportivos poderiam ser retomados na mesma data, mas com medidas de distanciamento social.
“Neste momento, não ouvi falar de nenhum desportista que tenha morrido do coronavírus, o que significa que o desporto é importante não só para o entretenimento, mas também para combater o vírus”, afirmou.
O Presidente Magufuli anunciou no domingo que o número de casos tinha “diminuído drasticamente” no país graças às orações dos tanzanianos, sem, contudo, adiantar quaisquer números.
Determinou uma nova sessão de três dias de orações nacionais a começar na sexta-feira para agradecer a Deus, enquanto o governador da capital económica Dar es Salaam, Paul Makonda, apelava aos seus eleitores para saírem à rua no domingo e fazerem barulho para celebrar o progresso da epidemia no país.
Magufuli, 60 anos, foi eleito Presidente em 2015. Apelidado de “Tingatinga” (‘bulldozer’ em suaíli), é regularmente acusado pelos seus opositores de fortes tendências autoritárias e, por grupos de defesa dos direitos humanos, de cercear gravemente as liberdades civis no seu país.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 328 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios.
Mais de 1,8 milhões de doentes foram considerados curados.

















