Internacional Trump pede que a Flórida receba navio de cruzeiro com surto mortal...

Trump pede que a Flórida receba navio de cruzeiro com surto mortal de coronavírus

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu na terça-feira às autoridades da Flórida que abram um porto da costa atlântica para um navio de cruzeiro holandês preso no mar com um surto mortal de coronavírus a bordo, pedindo ao governador que abandone sua oposição.

Pesando sobre o destino do MS Zaandam da Holland America Line durante um briefing na Casa Branca, Trump disse que ligaria para o governador da Flórida, Ron DeSantis, que declarou o navio indesejável para impedir que seus passageiros doentes fossem “despejados” em seu estado.

“Eles estão morrendo no navio”, disse Trump, acrescentando: “Vou fazer o que é certo, não apenas para nós, mas para a humanidade”.

Os comentários contrastam com sua resposta em fevereiro a um navio de cruzeiro diferente, o Grand Princess, que ele disse que deveria permanecer no mar em vez de chegar ao porto da Califórnia.

O Zaandam, parado na costa do Pacífico da América Central depois que a linha de cruzeiros anunciou que alguns passageiros estavam infectados com coronavírus e que quatro haviam morrido, foi autorizado a navegar pelo Canal do Panamá no Caribe no domingo.

Recomendado para si:  Homem que tentou assassinar Trump é condenado à prisão perpétua

Quase dois terços dos passageiros – aqueles que passaram por uma triagem médica – foram transferidos para o navio irmão de Zaandam, o Rotterdam, antes do trânsito do canal, e agora os dois navios estão indo para Port Everglades, em Fort Lauderdale, Flórida, informaram autoridades.

O Zaandam transportava quase 1.050 passageiros e tripulantes, e o Roterdã quase 1.450. Mas permaneceu incerto quem teria permissão para desembarcar na Flórida, onde as preocupações com a disseminação do coronavírus estavam aumentando.

“Não podemos dar ao luxo de ter pessoas que nem são da Flórida jogadas no sul da Flórida gastando esses recursos valiosos”, disse DeSantis à Fox News na segunda-feira, referindo-se às instalações médicas do estado. Ele disse em uma entrevista coletiva na segunda-feira que preferia enviar ajuda médica ao Zaandam.

Destaques da semana