Sociedade Igreja Presbiteriana de Chamanculo poderá ser Património Cultural

Igreja Presbiteriana de Chamanculo poderá ser Património Cultural

Chama-se Igreja Presbiteriana de Lhamanculo, fundada nos finais dos anos trinta por uma missão suíça, com objectivo de fomentar a fé, o ensino e assistência hospitalar às comunidades indígenas de Lourenço Marques, actual cidade de Maputo.

Foi na Paróquia de Lhamanculo desta Igreja que o arquitecto da unidade nacional, Eduardo Mondlane, lançou uma das sementes para o despertar da consciência nacionalista através da parábola da águia.

A Rádio Moçambique ouviu mais detalhes desta história, contada por Joel Libombo, crente da Igreja Presbiteriana de Lhamanculo.

Jonas Maomane é pastor da Igreja Presbiteriana de Lhamanculo há mais de quatro décadas, e conta ter assistido de perto o momento em que o pastor Zedequias Manganhela foi preso pela PIDE, Polícia Internacional e de Defesa do Estado, em 1972.

É no quadro da preservação destes marcos históricos que o Ministério da Cultura e Turismo perspectiva distinguir, ainda este ano, a Paróquia de Lhamanculo da Igreja Presbiteriana com à categoria de património cultural.