Um paciente morreu no sábado (29) no estado norte-americano de Washington depois de contrair o coronavírus, anunciou o porta-voz do departamento de saúde daquele estado, a primeira morte nos Estados Unidos provocada pela epidemia.
Embora as estimativas mais recentes apontem para menos de 100 casos do vírus nos Estados Unidos, alguns dos pacientes diagnosticados nos últimos dias não têm ligação conhecida com o surto.
As autoridades de saúde do estado da Califórnia, Oregon e Washington revelaram preocuparam com o novo coronavírus que se espalhou pelas comunidades da costa oeste depois de confirmar que três pacientes foram infectados por meios desconhecidos.
Os pacientes – uma mulher idosa do norte da Califórnia com problemas crônicos de saúde, uma estudante do ensino médio em Everett, Washington, e uma funcionária de uma escola da região de Portland, Oregon – não viajaram recentemente para o exterior, nem tiveram contato próximo com um viajante ou um pessoa infetada, segundo as autoridades.
A epidemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus detectado na China no final do ano, já infectou 85.203 pessoas, e provocando a morte a 2.921, segundo as autoridades dos 60 países e territórios afectados.
Das pessoas infectadas, mais de 36 mil recuperaram.
Em Portugal, os 59 casos suspeitos que fizeram testes nos hospitais deram todos negativos de coronovírus.
Fora de Portugal, há a confirmação de infecção de dois portugueses, tripulantes de um navio de cruzeiros, e que se encontram hospitalizados no Japão.
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.