Internacional Africa África com 72 mortes e mais de 2.700 casos de Covid-19

África com 72 mortes e mais de 2.700 casos de Covid-19

No total, estão contabilizados neste continente 2.746 casos de infecção desde o início da pandemia e 72 mortes, de acordo com dados do Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças da União Africana (ÁfricaCDC), que reporta dados registados e contabiliza apenas 46 países.

De fora ficam algumas dezenas de casos confirmados nos territórios africanos franceses de Mayotte e ilha da Reunião.

O ÁfricaCDC regista mortes pela covid-19 em 16 países africanos: Argélia, Burkina Faso, Camarões, República Democrática do Congo, Egipto, Gabão, Gâmbia, Gana, Maurícias, Marrocos, Nigéria, Sudão, Tunísia, Zimbabué, Cabo Verde, Níger.

De acordo com a mesma fonte, o continente conta ainda com 210 doentes recuperados, números que baixam o total de infecções activas para 2.536.

O norte de África é a região com registo de mais casos e mortes associadas à doença, contabilizando 1.159 infecções, 53 mortes e 180 doentes recuperados.

Naquela região, Egipto (456 casos) e Argélia (302) contabilizam cada um 21 mortes, concentrando a maior quantidade de casos fatais em todo o continente.

Segue-se o sul de África, onde se localizam Angola e Moçambique, com 743 casos, na sua grande maioria concentrados na África do Sul.

Nesta região, há uma morte confirmada.

A África Ocidental, onde estão Cabo Verde e a Guiné-Bissau, regista 497 casos e 10 mortes.

A região com menos infecções confirmadas é a África Central, que contabiliza 150 casos e cinco mortes por covid-19.

Os países da zona oriental africana somam 197 casos e três mortes.

A África do Sul continua como o país com o maior número de casos acumulados de infecção em África (709), não registando qualquer morte.

Recomendado para si:  Nove moçambicanos recuperam após inalação de gás tóxico em Portugal

Tunísia (173), Burkina Faso, Senegal (99), Nigéria (51) são outros países com números significativos de infecções.

Nos países lusófonos, Angola e Cabo Verde registam, cada um, três casos da covid-19 nos seus territórios, Moçambique confirmou cinco e a Guiné-Bissau dois.

Na Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, o ÁfricaCDC regista nove pessoas infectadas com a doença, mas o Governo do país já confirmou 11 casos positivos de infecção pelo novo coronavírus.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infectou perto de 450 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 20 mil.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com cerca de 240.000 infectados, é aquele onde está a surgir actualmente o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, com 7.503 mortos em 74.386 casos registados.

Mais de 20 países do continente africano adoptaram medidas para a contenção da propagação do vírus, incluindo a quarentena, encerramento de fronteiras, fecho de escolas e proibição de encontros religiosos, desportivos ou culturais.

Mais de 20 países do continente africano adoptaram medidas para a contenção da propagação do vírus, incluindo a quarentena, encerramento de fronteiras, fecho de escolas e proibição de encontros religiosos, desportivos ou culturais.

Destaques da semana