Nas últimas 24 horas não houve registo de chuva na rede nacional de observação hidroclimatológica no entanto o Instituto Nacional de Meteorologia indica que o Ciclone tropical IDAI continua em direcção à costa da província de Sofala podendo atingir o continente pelos distritos de Dondo, Muanza ou Cheringoma nesta quinta-feira (14) e poderá influenciar o estado de tempo em todos os distritos das províncias de Sofala e Manica; nos distritos de Chinde, Luabo, Inhassuge, Mopeia, Nicoadala, Maquival, Mocubela, Mulevala, Milange, Dere, Morrumala, Mocuba e Cidade de Quelimane (na província de Zambézia); e ainda nos distritos de Govuro, Inhassoro, Vilankulo e Massinga (na província de Inhambane) com ventos muito fortes (190 a 210 quilómetros por hora), acompanhados por chuvas muito fortes (mais de 150 milímetros em 24 horas) e trovoadas severas.

Entretanto para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula o INAM prevê céu geralmente muito nublado. Aguaceiros acompanhados de trovoadas e chuvas moderadas localmente fortes. Vento de noroeste fraco a moderado, soprando com rajadas fortes na faixa costeira.

Nas províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala prevê céu geralmente muito nublado. Aguaceiros e chuvas moderadas a fortes acompanhados por vezes de trovoadas. Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado, soprando com rajadas muito fortes.

Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente muito nublado. Chuvas fracas locais, sendo moderadas a fortes e acompanhadas de trovoadas, a norte da província de Inhambane. Vento de sueste a sudoeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas fortes, na parte norte de Inhambane e faixa costeira.

@Verdade