Em Boane, 34 casas e algumas escolas primárias ficaram parcial e totalmente destruídas na sequência do vendável que se faz sentir no último sábado na província e cidade de Maputo.
A família Nhantumbo, por exemplo, viu a sua casa ficar totalmente destruída e agora abriga-se num pequeno quarto que lhes foi cedido pela vizinhança.
Na altura que se registou o vendaval, todos membros da família abandonaram, de imediato a casa e o menino Américo ainda encontrava-se no interior dela, tendo na sequência contraído ferimentos depois de alguns blocos caírem sobre ele.
Quem também não escapou à fúria da natureza é José Djive, que apesar da destruição parcial da sua residência, ninguém ficou ferido.
Já algumas escolas perderam a cobertura, obrigando à duplicação do número de alunos por sala, para não comprometer o decurso normal das aulas. Mas ainda assim, houve quem teve aulas ao relento.
Sem condições para se reerguer dos estragos, tanto as escolas como as famílias afectadas esperam que as autoridades façam algo para ajudar. Já o município garantiu que fará o que puder para ajudar as vítimas do vendaval.
À nossa reportagem, o edil de Boane revelou que já foi feito o levantamento dos danos causados e canalizados para o INGC que também poderá prestar algum tipo de apoio.
O País














