Internacional Tribunal Supremo impede saída de oposicionista Guaidó da Venezuela

Tribunal Supremo impede saída de oposicionista Guaidó da Venezuela

O Tribunal Supremo da Venezuela determinou, na terça-feira (29) a proibição da saída do país do líder oposicionista Juan Guaidó. Presidente da Assembleia Nacional, Guaidó se autonomeou neste mês presidente interino, em desafio ao governo do presidente Nicolás Maduro.

O plenário ordenou a “proibição de saída do país sem autorização até que a investigação termine” e de transacção de bens, além do bloqueio de contas, disse o presidente do TSJ, Maikel Moreno, ao acolher uma solicitação feita mais cedo pelo procurador-geral, o chavista Tarek William Saab.

Saab disse que foi lançada uma investigação criminal sobre as actividades de Guaidó contra o governo, sem anunciar nenhuma acusação específica contra ele. Tanto Saab quanto o Tribunal Supremo são alinhados com Maduro.

O anúncio de Guaidó de que seria presidente interino, realizado na semana passada, gerou um quadro de incerteza no país. Mais de 20 países, entre eles Estados Unidos e Brasil, reconheceram o presidente interino, enquanto China, Rússia e Turquia continuam a apoiar Maduro.

Metrópoles

Recomendado para si:  Moçambicano julgado em Joanesburgo pelo assassinato do DJ Warras

Destaques da semana