Destaque Arrancam hoje exames de admissão na UEM, UniZambeze e UniLúrio

Arrancam hoje exames de admissão na UEM, UniZambeze e UniLúrio

Arrancam hoje, em todo o país, os exames de admissão às universidades Eduardo Mondlane, UniZambeze e UniLúrio para o ano lectivo de 2018.

Para os diferentes cursos destas três instituições de ensino, prestarão provas de admissão 32.143 candidatos, dos quais 22.527 concorrem pela UEM, o que representa oito por cento acima do número de 2017.

Segundo dados da UEM-Sede, em Maputo, os candidatos concorrem para 4.960 vagas, das quais 2.870 no regime laboral, 1.665 no pós-laboral e 430 à distância.

Cerca de 70 por cento dos candidatos são da província e cidade de Maputo (em 2017 foram 73 por cento), seguido das províncias de Gaza e Inhambane, que contam, cada uma, com cerca de seis por cento do total dos candidatos àquela.

Por outro lado, as províncias de Tete e Niassa são as que registaram menor número de candidatos (cada uma delas tem aproximadamente um por cento), cenário igual ao de 2017.

Tal como nos últimos anos, o número de candidatos por género mantém-se repartido quase de forma equitativa, sendo de 49 por cento para as mulheres e 51 por cento para os homens.

Dentre os cursos, os cinco mais concorridos na UEM são todos do regime laboral, situação que não difere muito das preferências de 2017, nomeadamente Medicina, com 2.909 candidatos, contra 2.634 de 2017, o que representa cerca de 32 candidatos por vaga em média; Direito – Maputo, com 1.848 candidatos, contra 1.857 do ano passado (cerca de 26 candidatos por vaga); Contabilidade e Finanças, com 1.832 candidatos, contra 1.732 de 2017 (cerca de 37 candidatos por vaga); Administração Pública, com 1.689 candidatos, contra 1.711 de 2017 (34 candidatos por vaga); e Biologia e Saúde, com 1.640 candidatos, contra os 1.542 de 2017, o correspondente a cerca de 55 candidatos.

Recomendado para si:  Governo de Moçambique lança avaliação ambiental nas principais minas de Tete

Na cidade de Maputo, os exames decorrerão no Campus da Universidade Eduardo Mondlane, nas Faculdades de Direito, Medicina e de Engenharia.

Na Universidade Pedagógica, será no Campus de Lhanguene e nas Escolas Secundárias de Lhanguene e Josina Machel.

Em Gaza, decorrerão na Escola Superior de Negócios e Empreendedorismo de Chibuto e na Escola Secundária Joaquim Chissano, em Xai-Xai. Já na província de Inhambane, serão realizados na Escola Superior de Hotelaria e Turismo e na Escola Primária Completa 3º Congresso. Em Manica será na Escola Secundária Samora Machel, em Chimoio.

Por seu turno, em Sofala, na UniZambeze terão lugar no Campus de Matacuane, nas escolas secundárias Samora Machel-Beira e Mateus Sansão Mutemba-Beira; na Zambézia, na Escola Secundária 25 de Setembro e na Escola Primária Completa de Sinacura; em Tete, na Escola Secundária de Tete; em Nampula, na UniLúrio, nas Faculdades de Ciências e Saúde e Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico em Marrere e na Faculdade de Ciências de Saúde em Faina e ainda na Escola Secundária de Muatala e na Escola Secundária de Nampula; em Cabo-Delgado na Escola Secundária de Pemba; e no Niassa, na Escola Secundária Paulo Samuel Kankhomba

Diário de Moçambique