Sociedade Maputo: 11 indivíduos detidos por roubo de viatura e corrupção activa

Maputo: 11 indivíduos detidos por roubo de viatura e corrupção activa

Um grupo de 11 indivíduos, três nacionais e oito sul-africanos, encontra-se encarcerado nas celas da Polícia da República de Moçambique (PRM), no distrito de Matutuíne, indiciado de roubo de uma viatura e tentativa de corrupção.

Na ocasião foi apreendida uma viatura de marca Toyota, modelo Fortuner, de cor branca, com a chapa de registo sul-africana, ND295-385NA, e um valor de 100 mil meticais, usado por dois moçambicanos para corromper a Polícia para libertar os nove indivíduos encontrados na posse da viatura sem a respectiva documentação.

Fernando Manhiça, porta-voz da corporação a nível da província de Maputo, disse ao Notícias que durante a operação as autoridades interceptaram e apreenderam a viatura no posto administrativo de Salamanga, com nove indivíduos a bordo, dos quais oito são sul-africanos e uma mulher moçambicana, sem a devida documentação, o que presume não serem legítimos proprietários do automóvel.

Durante a fiscalização, a viatura ficou retida no comando distrital de Matutuíne e as nove pessoas recolheram às celas. Enquanto decorriam investigações, segundo a fonte, dois cidadãos nacionais, residentes no bairro da Matola F, deslocaram-se ao comando distrital de Matutuíne com a quantia de 100 mil meticais, com o intuito de aliciar as autoridades a libertarem o grupo e o automóvel. Foi neste contexto que mais dois indivíduos foram encarcerados, indiciados de corrupção activa.

Recomendado para si:  Plano de contingência para a época chuvosa em Moçambique apresenta défice de 8 mil milhões de meticais

Manhiça explicou ainda que neste momento estão a decorrer diligências para se apurar como é que os nove indivíduos tomaram posse da viatura, assim como foram lavrados processos-crime contra os dois que tentaram subornar a Polícia, com o valor em referência.

Quanto a outros casos criminais na província de Maputo, as autoridades descreveram a situação como estando calma.

Jornal Notícias