Internacional Traficantes jogam migrantes no mar na costa do Iêmen

Traficantes jogam migrantes no mar na costa do Iêmen

Traficantes de migrantes ilegais atiraram na água 120 somalis e etíopes em frente à costa do Iêmen, provocando a morte de pelo menos 29, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que reportou, ainda, 22 desaparecidos.

Vinte e sete sobreviventes foram encontrados na praia pela OIM, durante uma patrulha de rotina. A média de idade dos passageiros no barco era de 16 anos. Eles pretendiam chegar a países do Golfo através do Iêmen, um país assolado pela guerra e pelo cólera.

Os traficantes deliberadamente jogaram na água os migrantes por medo de serem detidos pelas autoridades se chegassem até as praias“, disse à AFP um funcionário da OIM em Áden.

Segundo os sobreviventes encontrados na praia, os traficantes resolveram jogá-los ao mar ao verem barcos de patrulha perto da costa. Os criminosos retornaram, então, à Somália.

Isso é chocante e desumano“, disse à BBC Laurent de Boeck, chefe da missão da OIM no Iêmen. O sofrimento dos imigrantes nessa rota é enorme. Muitos jovens pagam aos contrabandistas com a falsa esperança de um futuro melhor.

Recomendado para si:  Guterres apela à libertação de reféns e ao fim imediato da guerra em Gaza

A OIM estima que somente este ano cerca de 55 mil deixaram a África rumo ao Iêmen. acredita-se que mais da metade fossem menores de 18 anos.

Portal do Holanda