A resposta de Donald Trump a Angela Merkel não tardou e aconteceu através do Twitter. Esta terça-feira, o presidente norte-americano acusou a Alemanha de pagar menos do que devia à NATO, numa situação que classifica como “muito má” para os EUA.
“Temos um défice comercial ENORME com a Alemanha e eles pagam MUITO MENOS do que deviam à NATO. Muito mau para os EUA. Isto vai mudar“, escreveu Donald Trump no Twitter.
A verdade é que a relação entre os EUA e a Alemanha já teve melhores dias. Na segunda-feira, a chanceler alemã instou os países da União Europeia a manterem-se unidos, considerando que já lá vai o tempo em que se podia confiar totalmente nos aliados, referindo-se ao Reino Unido e aos EUA.
Uma posição que mereceu o apoio total da Comissão Europeia. Margaritis Schinas, porta-voz da Comissão Europeia, ressalvou a importância de se manter “boas relações transatlânticas” com os parceiros, admitindo contudo que é necessário “assegurar que a Europa tem em mãos o seu próprio destino”.
Antes da cimeira da União Europeia, na passada semana, Donald Trump já tinha falado sobre o “superavit” da Alemanha. O semanário “Der Spiegel”, citando fontes participantes dos encontros mantidos por Trump em Bruxelas, escreveu que o presidente dos Estados Unidos classificou os alemães de “maus, muito maus”.
JN

















