Um adolescente de 13 anos sofreu a amputação das duas pernas, até à altura da tíbia, depois de ter subido para o ponto de união de duas carruagens do metro, na estação de Sierra Guadalupe, em Madrid, Espanha.
Segundo primeiras investigações, e de acordo com declarações do serviço de assistência em caso de emergência de Madrid à Europa Press, o jovem subiu, com um amigo, para o veículo em andamento, no domingo, pelas 20 horas.
Utilizadores do metro presentes no local partilharam, nas redes sociais, as imagens do que viria a ser, 30 metros depois, um acidente trágico.
Segundo o espanhol “El Mundo”, que cita as autoridades madrilenas, o jovem caiu para a linha do metro pouco depois de o veículo ter iniciado a marcha, tendo acabado por ser atingido nas pernas por uma das carruagens.
Segundo os serviços de emergência, que receberam uma chamada de alguém que ouviu gritos de socorro vindos de uma saída de ar de um sistema de ventilação próxima da estação, o menor conseguiu escapar da linha, tendo-se refugiado no respiradouro.
O porta-voz do Metro de Madrid, Borja Carabante, explicou que o jovem decidiu saltar para o acoplamento onde se ligam as carruagens, depois de ter chegado à plataforma e se ter deparado com as portas do metro fechadas.
A mesma fonte salientou que o acidente ocorreu em “circunstâncias absolutamente proibidas” e que a empresa responsável pelo metropolitano já abriu uma investigação para indagar todos os pormenores do acidente, de forma a verificar se a mesma “actuou correctamente” e se é possível “melhorar os protocolos”.
Carabante disse à imprensa espanhola que “viajar entre carruagens” comporta um “problema de segurança enorme”, salientando que o acidente foi um “exemplo disso”.
JN