Destaque Detidos ladrões de baterias de viaturas e combustível

Detidos ladrões de baterias de viaturas e combustível

Quatro cidadãos encontram-se a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM), nas cidades de Maputo e Chimoio.

Três são acusados de roubo de baterias para supostamente alimentarem o vício de consumo de estupefacientes e um por venda ilegal de combustível baldeado de camião-cisterna. Neste último caso, os modus operandi foram similares aos que em Novembro passado culminaram com a morte de mais de 100 pessoas e dezenas de feridos em Caphirizadje, província de Tete. Quem coloca freios a esta prática?

Em declarações à Polícia e à imprensa, os indiciados, que respondem pelos nomes de D. Patrício, S. Cruz e A. Momed, disseram são dependentes de drogas. Por isso, na noite de terça-feira (14), encontraram viatura estacionada, pertencente a uma senhora e retirada a bateria. “Queríamos vender para conseguirmos algum dinheiro”.

Um deles é pintor, o outro bate-chapa e o outro ainda é técnico de informática, segundo apresentaram-se. O roubo, de acordo com eles, deu-se na Avenida Salvador Allende, nas imediações da morgue do Hospital Central de Maputo (HCM), um área de jurisdição da 5ª esquadra da PRM, que funciona no interior daquela unidade sanitária.

Nessa incursão, eles faziam transportar numa viatura supostamente pertencente à namorada ao indivíduo que se apresentou como informático.

Dado os modus operandi do grupo, a corporação disse que a visada está igualmente a ser investigada para se apurar o seu envolvimento ou não no crime em questão.

Para materializarem os seus planos, os suspeitos ora confessos não precisaram de vandalizar o carro, à semelhança do que têm feito outros malfeitores que perpetram o mesmo tipo de crime e se dedicam ao roubo de acessórios de viaturas, na capital do país e noutros centros urbanos do território moçambicano.

Encontrámos o carro estacionado e a senhora tinha esquecido de trancar as portas. Abrimos o capô e levámos a bateria. Quando estávamos a sair, a Polícia já estava a perseguir-nos”, contou um dos detidos.

@Verdade