Um suposto mandante de tráfico de órgãos humanos foi detido pela Polícia da República de Moçambique (PRM), fim-de-semana, na província de Tete.
Segundo a oficial de imprensa desta corporação, Lurdes Ferreira é a primeira vez este ano que a PRM captura um mandante de tráfico de órgãos humanos na província de Tete.
O acusado pela corporação responde pelo nome de Nélson Eduardo Pedro, desempregado de 32 anos de idade.
A fonte policial explicou que Nélson Pedro foi detido na sequência das operações de busca e captura que vinham sendo efectuadas desde Janeiro passado, altura em que deteve na 4ª Esquadra, no bairro de Chingodzi, Eurico da Paz Bulha, de 20 anos, que tinha escondido órgãos genitais masculinos num frango.
A descoberta do caso que envolve Eurico Bulha foi feita por uma criança quando pretendia preparar o frango para o jantar, tendo ficado assustado. Solicitou o seu tio para ver coisas estranhas que estavam no interior da galinha.
“Ele confessa que mandou castrar e guardar os órgãos genitais, que foram encontrados no frango. A Polícia, que já encaminhou o caso ao Ministério Público, para os trâmites seguintes, concluiu que ele é o autor principal do tráfico de órgãos humanos”, afirmou.
Folha de Maputo