Nacional DIC alarga atendimento para moçambicanos a África do Sul

DIC alarga atendimento para moçambicanos a África do Sul

As brigadas da Direcção de Identificação Civil (DIC), enviadas à África do Sul para emitir bilhetes de identidade e passaporte biométrico a favor dos mineiros moçambicanos, têm luz verde para alargar o processo a concidadãos envolvidos noutras áreas de actividade.

Segundo o delegado do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social naquele país, Adelino Espanha, citado pelo jornal Notícias,  além das companhias mineiras, as brigadas estão igualmente a visitar farmas e áreas residenciais onde estejam moçambicanos.

A título de exemplo, na farma ZZ2, em Tzanin, na província do Limpopo, foram abrangidos 800 trabalhadores. Em Montina, foram atendidos pouco mais de 520 moçambicanos e em Mosez Farm, mais de duzentos.

De 25 de Fevereiro deste ano até sábado passado, 14 de Março, tinham sido emitidos 7167 documentos de viagem para trabalhadores moçambicanos, 72 bilhetes de identidade e 22 passaportes biométricos.

A província do Limpopo, até essa altura, era a única região onde tinham sido emitidos documentos para os moçambicanos a trabalharem na RAS e as brigadas já escalaram as companhias Montina Farm e ZZ2, em Tzanin.

A emissão de novos documentos de identificação pessoal aos moçambicanos nas companhias mineiras e farmas enquadra-se nas exigências das autoridades da África do Sul. Com efeito, ficou definido que todo o estrangeiro deve possuir passaporte, bilhete de identidade e outros documentos biométricos em dia até ao mês de Novembro próximo, sob pena de ser declarado ilegal.