As obras de implementação da segunda fase do projecto da Rede de Distribuição de Gás de Maputo e Marracuene arrancaram nesta semana, com a escavação e instalação do gasoduto ao longo da Estrada Nacional Número 1, cujo prazo de conclusão está previsto em seis meses.
“Depois da assinatura do contrato de empreitada, seguiu-se a realização de estudos de engenharia de detalhe no troço Zimpeto – Marracuene bem como o procurement dos materiais de construção e equipamentos a serem usados no troço em questão”, disse a Administradora de Engenharia e Desenvolvimento de Projectos da ENH, Nilza Issufo.
Ora, os trabalhos a serem realizados nesta fase compreendem a construção de um ramal de Zimpeto até a Vila de Marracuene, num percurso de 14,5 quilómetros, com investimento de cerca de quatro milhões de dólares Americanos.
Segundo dados em poder da ENH, os trabalhos em curso no terreno incluem a instalação de 200 metros do gasoduto, incluindo outras actividades auxiliares, como a escavação, lançamento, aterro e compactação dos solos.
O gasoduto usado é de Polietileno de Alta Densidade (HDPE) de 280 milímetros de diâmetro e 24 milímetros de espessura e é instalado a 5-6 metros de afastamento da berma da estrada e a uma profundidade de dois metros.
“O polietileno de alta densidade é um tubo com alta resistência a pressões muito acima das propostas para o troço abrangido pelas obras. Por outro lado, a profundidade mínima recomendada pelo projecto é 1.20 metro, mas por questões de segurança, em alguns troços o empreiteiro tem atingido 2 metros. Existe uma inspecção e sinalização no local da construção para assegurar que as obras não coloquem em causa aos utentes e as infoestruturas circunvizinhas”, explicou a Administradora da ENH.