O partido Frelimo, está convicto de que a mensagem difundida pela sua caravana, em todo o país, desde o arranque da campanha até ao momento, está a ser bem correspondida pelo eleitorado, e o seu balanço é positivo.
Segundo a chefe do gabinete central da Frelimo, para a cidade de Maputo, Conceita Sortane, em termos de balanço da primeira semana da campanha, diz que, a caça ao voto a favor do seu partido e candidato, está a corresponder positivamente, e o eleitorado está claro no que a consciência lhes manda, que é votar na Frelimo e no Filipe Nyusi.
Em termos de comparação do comportamento do eleitorado deste ano, com os anteriores, concretamente, 2009, a fonte, entende que as exigências diminuíram. “Porque aquilo que nós sentimos desde que a campanha começou, as pessoas estão conscientes de que há muita coisa que foi feita pelo nosso partido, e as realizações são visíveis, em todas as áreas”.
“E o que se tem exigido, é que melhorem mais. E uma outra exigência que tem sido veiculada, para o nosso candidato, caso vença, é de resolver a problemática do acesso ao emprego aos jovens. Visto que, há muitos jovens desempregados no país. Eles sabem e estão cientes que o Nyusi, é o único candidato que poderá continuar a trazer o desenvolvimento no nosso país, assim como também, vai criar condições para que o jovem não fique desempregado”, disse Sortane.
A chefe do gabinete central, garante que Nyusi, não é um candidato curioso, sabe o que vai e como fazer. Por isso que o eleitorado aceita e acata a mensagem difundida pelos camaradas.