Sociedade Saúde País antecipa-se contra o surto do Ébola

País antecipa-se contra o surto do Ébola

Face ao avanço do surto do ébola, o Ministério da Saúde (MISAU) decidiu antecipar-se e tomar medidas preventivas contra esta epidemia.

Uma das medidas adoptadas pelo MISAU passa pelo controlo e rastreamento de todos os passageiros que entrem no país através das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas e que sejam provenientes ou tenham transitado pela Nigéria, Serra Leoa, Libéria e Guiné Conacry através de um questionário no âmbito das medidas de controlo do ébola.

De acordo com a Direcção Nacional da Saúde Pública o inquérito será extensivo a cidadãos que apresentem sintomas como febre, debilidade intensa, dores musculares, de cabeça e de garganta.

Para dar seguimento ao tratamento foi criado recentemente no Hospital Geral de Mavalane, na cidade de Maputo, uma unidade de isolamento para um eventual caso de ébola.

Trata-se do centro de controlo de epidemias de Mavalane, que irá funcionar no centro que acolhia doentes com cólera. O mesmo será equipado com 10 camas e dividido em compartimentos masculino e feminino.

Refira-se que o primeiro caso da ébola foi diagnosticado na Guiné Conacry e de acordo com os últimos dados da Organização Mundial da Saúde mais de mil pessoas já morreram na África ocidental.