Ao sexto dia da 50ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que neste ano realiza-se sob o lema “50 anos expondo o potencial económico de Moçambique”, expositores consideram que a organização tem vindo a melhorar, ano após ano, o que facilita a interação entre eles e o público que se faz ao local para apreciar os seus produtos.
Num ano em que celebra o seu jubileu, a FACIM reúne cerca de 30 países expositores, com destaque para o Egipto, Dinamarca, África do Sul, Alemanha, Brasil, Estados Unidos de América, Finlândia, Islândia, Itália, Macau, Malawi, Mônaco, Noruega, Portugal, Quatar, Suécia, Tailândia, Tanzânia, Zâmbia entre outros.
Com o tradicional lema “Todos juntos fazemos Moçambique”, a Autoridade Tributária (AT), expositora desde a edição de 2009, ano em que as instalações da FACIM foram transferidas para o distrito de Marracuene, na província de Maputo, marca a sua quinta participação.
Laura Laísse, chefe da divisão de documentação e tratamento de informação naquela instituição e, na feira, representante da gestora das feiras para a AT, referiu que expôr serviços naquele local constitui uma grande vantagem. “A AT tira benefícios porque a partir da FACIM conseguimos cadastrar mais contribuintes, tanto a nível de outros expositores bem como do lado dos visitantes. Outra vantagem cingi-se mesmo para o próprio contribuinte que pode levantar o seu Número Único de Identificação Tributária (NUIT) no momento da cadastração”, disse e acrescentou que “em termos de organização, a feira deste ano está excelente. É verdade que a cada ano que passa os organizadores procuram inovar e isto pode criar um ou oputro constrangimento, mas até aqui está tudo controlado”.
Outra empresa que não ficou alheia os 50 anos da feira internacional é a moçambicana Autogás – empresa dedicada a venda de gás natural comprimido, usado para vários fins. “um dos principais fins que temos, nesse momento está virado para viaturas a gasolina. Temos feito a conversão de veículos a gasolina para gás, aumentando a sua autonomia, passando esta a consumir gasolina e gás”, quem o diz é Ismael Mussá, director comercial da empresa que referiu igualmente que “a apresentação da feira melhorou, este ano. Os pavilhões têm uma apresentação específica que permite uma excelente divulgação dos produtos dos expositores e a promoção de investimentos”, disse.
No seu quinquagésimo aniversário, a FACIM prevê ultrapassar o número de expositores da edição passada que ficou marcado em 2020.