O Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) prevê que ainda este ano mais de 48 mil pessoas na região centro do país possam ter acesso à água potável.
Segundo o Director Regional Centro do FIPAG, Fernando Nhongo, até ao momento já foram executadas perto de 10 mil novas ligações de um total de 15.500 ligações domésticas em curso nas províncias de Sofala, Manica, Tete e Zambézia.
Os desafios do FIPAG na zona centro não se resumem apenas as ligações domésticas. Segundo Fernando Nhongo, a sua instituição está a desenvolver um projecto de melhorias da redução de perdas da água que acontecem devido a rede que se encontra fora de uso em determinadas zonas das áreas operacionais.
“Está-se a substituir a rede que se encontra obsoleta. As redes da Beira e Tete são as que possuem ainda extensões significativas por substituir. Por exemplo, na cidade da Beira, dada a sua dimensão, as zonas de Macúti, Dondo e parte da Manga, tivemos que repor uma nova rede” avançou Nhongo.
Questionado sobre a qualidade do precioso líquido, o Director Regional Centro do FIPAG assegurou que a água fornecida àquela população é boa.