Nacional Renamo volta a atacar e faz dois feridos

Renamo volta a atacar e faz dois feridos

A Renamo, maior partido da oposição, protagonizou, na segunda-feira, dois ataques contra colunas de viaturas, no troço Muxúngué-Save, na província central de Sofala, que resultaram no ferimento de duas pessoas, uma das quais em estado grave.

Segundo o oficial de imprensa da Polícia moçambicana (PRM) em Sofala, Sidide Paulo, apesar da gravidade dos ferimentos contraídos, o ferido grave cujo nome não conseguimos apurar está fora de perigo de vida.

Paulo explicou que o primeiro ataque ocorreu cerca das 9 horas locais do dia 30 de Junho, na zona de Zove, e o segundo por volta das 15 horas do mesmo dia, na zona de Mutigunti quando a coluna estava de regresso à sede de Muxúnguè, com os homens armados da Renamo a dispararem contra os autocarros agrupados na coluna, sem no entanto causar vítimas humanas nem provocar danos materiais.

A fonte disse ainda que os homens armados da Renamo atacaram no último sábado a viatura de um cidadão civil na zona de Robuto, no distrito de Machanga, tendo ferido gravemente duas pessoas que nela se faziam transportar e que neste momento se encontram-se internadas no Hospital Central da Beira.

Num balanço sobre os ataques, Sididi Paulo disse que durante a semana finda os homens armados da Renamo intensificaram as suas incursões contra alvos civis, tendo assim causado 14 feridos, entre graves e ligeiros, contra 11 da semana anterior.

De referir que estes ataques ocorrem um dia depois de o governo e a Renamo terem alcançado consensos parciais sobre os termos de referência, que poderão pôr fim as hostilidades, no centro do país.

Aliás, um dos pontos em que as partes acordaram está relacionado com a necessidade de cessação imediata das hostilidades, que condicionam o transito naquele troco, que e’ feito em colunas escoltadas pelas forcas de defesa e segurança.