Nacional Pré-Campanha: candidato da Frelimo escala Tanzânia

Pré-Campanha: candidato da Frelimo escala Tanzânia

O Candidato da Frelimo às eleições presidenciais de 15 de Outubro próximo, Filipe Jacinto Nyusi, escala hoje e amanhã a República Unida da Tanzânia para uma visita de trabalho inserida nas suas actividades de pre-campanha.

Na sua primeira visita ao estrangeiro desde que foi eleito candidato da Frelimo Filipe Nyusi faz-se acompanhar de diversos membros do seu partido, entre os quais Óscar Monteiro, Samora Machel Jr., Filipe Chimoio Paúnde e Tânia Matsinhe.

A deslocação à Tanzânia marca o início de uma agenda internacional que levará Filipe Nyusi a escalar vários outros países da Comunidade de Desenvolvimento da Austral (SADC), do continente em geral e do mundo.

Filipe Nyusi vai reunir-se com a comunidade moçambicana e deverá ainda se encontrar com um grupo de empresários tanzanianos e amigos de Moçambique.

“Queremos dizer aos nossos compatriotas que estamos prontos para mais uma batalha e desafio por isso no encontro com os empresários tanzanianos vamos incentivar mais investimentos em Moçambique”, sublinhou Filipe Nyusi.

Segundo o programa distribuído à imprensa, hoje o candidato presidencial da Frelimo irá efectuar uma visita à família do histórico e fundador da nação tanzaniana Julius Nyerere. Na residência deste líder africano Filipe Nyusi será recebido pela viúva dom líder, Maria Nyerere. E tem um encontro de cortesia agendado com os ministros do Interior e dos Negócios Estrangeiros da República Unida da Tanzania.

Amanhã (sexta-feira) segundo dia da visita, Filipe Nyusi vai escalar a sede do Chama Cha Mapinduzi (CCM), partido no poder na Tanzania. Partirá seguidamente para Tanga, onde será recebido por Jakaya Kikwete, Presidente do Chama Cha Mapinduzi, e Chefe do Estado da República Unida da Tanzânia.

Por último ira deslocar-se a Zanzibar para três encontros. O primeiro será na sede do partido tanzaniano Chama Cha Mapinduzi, traduzido em visita e diálogo com os membros e simpatizantes desta formação política. Depois será recebido pelo chefe do Governo de Zanzibar, Ali Mohamed Shein, e mais tarde irá manter um outro encontro com a comunidade moçambicana ali residente e com os membros do Partido Frelimo.