O Candidato da Frelimo à Presidência da República, nas eleições de Outubro próximo, Filipe Nyusi encontra-se desde sábado na província de Tete, onde vai permanecer até esta terça-feira (08), para se apresentar e reunir com militantes, simpatizantes, quadros do partido a vários níveis e população em geral.
A mensagem principal que Nyusi leva à população desta província é a necessidade de fazer dos recursos naturais de que dispõe aquela região uma fonte de inspiração para coesão e unidade nacional, segundo afirmou momentos depois de desembarcar no Aeroporto Internacional de Chingodzi.
“As perspectivas são boas. São essas que estão a ver. Esta recepção calorosa. Aliás, não esperávamos outra coisa diferente, porque o povo sempre se habituou-nos a isso em todos os momentos. Vamos deixar uma mensagem muito simples que é fazer dos recursos naturais que Moçambique possui um motivo muito forte para a coesão dos moçambicanos”, disse.
Em seguida, o candidato dirigiu-se a uma árvore frondosa onde recebeu a tradicional bênção de boas vindas, feita pelas autoridades locais como sinal de que a província de Tete se identifica com o seu projecto de governação consubstanciado na confiança na mudança, desenvolvimento sustentável e um novo ciclo de coesão nacional.
Filipe Nyusi ressalvou, contudo, que era necessário não descurar a agricultura como uma das principais actividades para o desenvolvimento do país e para a segurança alimentar da população.
Na mesma reunião, o membro da Comissão Política da Frelimo Cadmiel Muthemba destacou as qualidades de Filipe Nyusi, afirmando que se trata de um combatente da luta de libertação nacional, produto da política de formação de quadros da Frelimo e que se tornou operário qualificado, gestor competente e político humilde, preparado para ser o herdeiro e continuador da implementação do ideal da Frelimo.
Filipe Nyusi vai trabalhar sucessivamente, na cidade de Tete e nos distritos de Angónia, Mutarara e Moatize, onde vai se reunir com organizações sociais do partido, líderes influentes, diversas associações profissionais, vendedores ambulantes, entre outras.
Enquanto isso, Filipe Nyusi prometeu, sexta-feira, à juventude moçambicana que, caso ganhe o pleito, a prioridade será envidar esforços com vista à formação profissional, habitação e acesso ao emprego para os jovens, que é a maioria no país.
Nyusi falava num encontro que manteve com milhares de jovens da cidade de Maputo, em que estes gritavam com muita euforia “Nyusi confiança, mudança e desenvolvimento.”
O contacto entre o candidato e a juventude não se tratou de uma reunião formal, mas sim uma ocasião para o convívio. Todavia, o momento serviu, por um lado, para a juventude apresentar ao candidato as principais preocupações e, por outro, o candidato mostrar o seu plano de acção para resolver essas preocupações.
Nyusi ainda se mostrou preocupado com a preservação da paz em Moçambique. Por isso, exortou para que todos os jovens se empenhassem na preservação daquele que se considera o bem comum.
Os jovens apresentaram como principais preocupações o acesso à habitação, emprego digno e formação profissional.
“A juventude está no meu coração. É a razão da minha candidatura. Eu aposto na juventude porque é a maioria. Todos juntos vamos trabalhar para construir este país. Nada de ódio, nada de inveja” disse.
Aliás, até chegou a referir que aquele calor e saudação por parte dos jovens significam um profundo amor ao candidato da Frelimo.