Nacional Novo Naufrágio no Chinde provoca duas mortes

Novo Naufrágio no Chinde provoca duas mortes

Depois do naufrágio do passado dia 11 de, cujas vítimas subiram de 4 para 21 mortos esta quarta-feira voltou a naufragar um barco no distrito do Chinde, província da Zambézia.

 Está confirmada a morte de dois professores, um dos quais Director da escola de Dea. Mas as autoridades lançaram uma operação de resgate em busca de outras vítimas.

O administrador do Chinde, Pedro Câmara, afirmou que as informações são escassas, visto que o governo local nem sequer tem meios para ir ao local onde o incidente aconteceu.

“Não temos muitos dados, a nossa preocupação é saber quantas pessoas vinham nesta embarcação e também localizar os corpos das vítimas” referiu.

Todavia, foi através do administrador que se obteve a informação de que uma das vitimas era director da Escola Primária e Completa de Dea.

O administrador Marítimo de Quelimane, Unaite Mustafa confirmou o sucedido mas não avançou mais detalhes.

 Mustafa assegurou que uma equipa multi-sectorial composta por funcionários da Administração Marítima, Corpo de Salvação Pública (Bombeiros) e Polícia da República de Moçambique, estava ontem a caminho do Chinde.

 Explicou o responsável da autoridade marítima que foi ” que por questões logísticas” que a equipa partiu só na manhã de quinta-feira.
De referir que estes barcos não têm um registo de número de passageiros, viajando frequentemente com carga de mercadorias e de pessoas a mais, sem quaisquer condições de segurança, questionando-se seriamente o papel das entidades reguladoras.