Nacional Empresários tanzanianos garantem apoio a Moçambique

Empresários tanzanianos garantem apoio a Moçambique

Um grupo de empresários tanzanianos participou, quinta-feira, num encontro de negócios dirigido por Filipe Nyusi, candidato da Frelimo para as presidenciais de 15 de Outubro próximo em Moçambique, e que serviu para expor as enormes oportunidades existentes no país.

O reforço dos laços económicos com a Tanzânia é parte integrante da visão de Nyusi no relacionamento entre Moçambique e a vizinha Tanzânia.

Na ocasião, Filipe Nyusi falou das áreas da agricultura, pescas, recursos minerais e infra-estruturas como sendo as que oferecem maiores oportunidades de investimento.

“O nosso grande alvo vai ser a cooperação económica, porque politicamente e historicamente estamos muito bem, mas precisamos de reforçar a área da economia entre os nossos dois países”disse Nyusi.

Manifestando uma preferência particular pela actividade agrícola, explicou que é o sector que também oferece melhores oportunidades para a criação de emprego.

Por isso, disse que, caso seja eleito, durante a sua governação fará um esforço para incentivar mais os investidores na área da agricultura porque acreditamos que podemos empregar mais moçambicanos.

Disse também acreditar que a agricultura comercial tem o potencial de gerar produtos capazes de serem processados em Moçambique e, como resultado, gerar mais postos de trabalho para os moçambicanos e com ganhos mútuos para todas as partes envolvidas.

Para melhor sustentar os seus argumentos vincou que Moçambique possui vastas extensões de terra arável ainda por explorar, com rios grandes com um curso permanente.

“Vocês estão convidados para fazer grandes negócios em Moçambique e não pequenos negócios como tem sido até agora”, acrescentando que o investimento estrangeiro poderá ser facilitado pelo Centro de Promoção de Investimentos (CPI) “, explicou.

Referiu que, actualmente, o governo está apostado em melhorar o regulamento e procedimentos para simplificar e facilitar o exercício da actividade económica no país.

A construção de infra-estruturas, tais como estradas, pontes, linhas férreas, portos entre outras também oferece enormes oportunidades de investimento, segundo o candidato da Frelimo para presidência de Moçambique.

Nyusi concluiu a sua apresentação asseverando que Moçambique é um país que respeita as regras internacionais da economia do mercado, razão pela qual é um destino seguro para o investimento estrangeiro.

Por seu turno, a maioria dos empresários tanzanianos presentes no encontro foram  unânimes em manifestar o seu apreço com a hospitalidade do povo moçambicano e ambiente favorável ao investimento.

Aliás, parte considerável dos presentes já possui operações em Moçambique, particularmente na região norte, mais concretamente nas províncias de Nampula e Cabo Delgado. .

Durante o encontro também foi abordado a situação político militar em Moçambique, tendo o Chama Cha Mapinduzi aconselhado ao diálogo. O combate a pobreza também foi outro tema de destaque do referido encontro.

“A pobreza só se termina vivendo unidos, estando em paz e desenvolvendo o país. Esta foi a mensagem que deixamos aqui” vincou.

Chama Cha Mapinduzi disse ainda que apoia a Frelimo para que continue a governar Moçambique, pois, entende que só com esta formação política no poder é que o país continuará a desenvolver-se, ao mesmo tempo que do lado da Frelimo acontece o mesmo, na medida em que se tem a consciência de que o Chama Cha Mapinduzi continuando a dirigir os destinos da Tanzânia, este país conhecerá, ainda mais, o seu rápido crescimento, a vários níveis.

Ainda ontem, Nyusi reuniu-se com empresários tanzanianos, com a comunidade moçambicana residente naquele país e foi recebido em audiência pelo antigo presidente da Tanzania, Benjamin M’Kapa.

Hoje, último dia da visita, o candidato presidencial da Frelimo desloca-se a Zanzibar para uma série de encontros com o Governo local e com a comunidade moçambicana ali residente.