Politica Silvério Ronguane acusa Calisto Cossa de estar indiferente ao sofrimento dos munícipes

Silvério Ronguane acusa Calisto Cossa de estar indiferente ao sofrimento dos munícipes

O chefe da bancada do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) na Assembleia Municipal da Matola, Silvério Ronguane, manifesta-se insatisfeito com o actual cenário de degradação das vias de acesso na Matola. Esta situação, segundo Ronguane, deve-se ao facto de o Conselho Municipal ter outras prioridades, que coloca acima dos interesses da população. Por isso a bancada do MDM está a ponderar fazer, nos próximos dias, uma moção de censura ao recém-eleito presidente do Conselho Muncipal da Matola, Calisto Cossa, e ao seu elenco, como repúdio pelo que chamou “má gestão da autarquia”.

“Se, nas próximas semanas, o Conselho Municipal não tomar a peito a questão das estradas, dos transportes, vamos apresentar uma moção de censura para derrubar o presidente e o seu elenco”, disse Ronguane.

Segundo Ronguane, a bancada do MDM está preocupada com o actual cenário das infraestruturas no município. Ronguane diz que as estradas estão abandonadas.

O chefe da bancada do MDM diz que o presidente do Conselho Municipal está preocupado em alargar a lista de funcionários e chefes do Conselho Municipal, em prejuízo dos interesses da população. Segundo Ronguane, esse facto está a onerar os cofres do município.

Recomendado para si:  ANAMOLA lança auscultação pública em reação à exclusão da COTE

Conselho Municipal está indiferente ao sofrimento do povo

Conforme afirma Ronguane, a análise que a bancada do MDM fez ao orçamento concluiu que “o Conselho Municipal está indiferente ao sofrimento das pessoas”, porque “as suas prioridades são outras.”

Ronguane justifica a sua afirmação dizendo o “novo Estatuto Orgânico aumentou o número de funcionários”, e “se está a aumentar pessoas significa que tem dinheiro.”

“Se olhamos para as rubricas orçamentais, a gente percebe que os poucos recursos, se forem direccionados para as prioridades, podem resolver os problemas da população” – afirmou, acrescentando: “Para nós, entre admitirmos mais funcionários, mais chefias, preferimos construir estradas.”

Ronguane falava recentemente na Matola num encontro das jornadas municipais com o tema “Desenvolvimento de infraestruturas e manutenção das vias de acesso.” O encontro juntou na mesma sala membros da Assembleia Municipal, especialistas na área de infraestruturas e os munícipes. Estas jornadas municipais, que visavam debater e apresentar alternativas para o melhoramento das infraestruturas e vias de acesso, foram organizadas pela bancada do MDM.