Uma criança de quatro anos de idade morreu carbonizada na noite da última sexta-feira, 4 de Abril, no povoado de Chiguitine, Xai-Xai, na sequência de um incêndio registado na casa onde se encontrava a dormir na altura.
A Polícia informa que o incêndio foi provocado por uma vela que estava acesa, enquanto a mãe da criança estava ausente. Jeremias Langa, porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique em Gaza, disse que, apesar de ter sido solicitado o Corpo de Bombeiros, este chegou tarde, não tendo, por isso, conseguido debelar o fogo e socorrer a vítima.
Jovem de 32 anos indiciado de violação de menor
Um indivíduo de 32 anos de idade, de nome Nelson Cossa, residente em Moianine, no posto administrativo de Chissano, distrito de Bilene, na província de Gaza, foi detido pela Polícia, na semana passada, indiciado de ter violado uma menor de 12 anos de idade.
Informações obtidas pelo Canalmoz junto da Polícia em Gaza referem que, na sequência da violação, a menor contraiu ferimentos vaginais, que forçaram a criança a receber primeiros socorros no Centro de Saúde do Bilene, onde, neste momento, continua a receber tratamentos médicos em regime ambulatório.
A Polícia diz que já produziu o respectivo auto contra o jovem, que agora aguarda pelo julgamento.
Assalto a residência
Laurique Lourenço, jovem de 21 anos de idade, foi detido no último domingo, 6 de Abril, no posto policial de Incoluane, momentos depois de ter roubado uma viatura no posto administrativo de Chissano.
O porta-voz da Polícia em Gaza, Jeremias Langa, disse que a detenção daquele indivíduo aconteceu depois de três indivíduos desconhecidos se terem introduzido, durante a noite, na residência de uma mulher, em Chissano, onde roubaram uma viatura de marca Toyota Vitz, fugindo posteriormente para parte incerta.
Mas, devido a denúncia popular, momentos depois Laurique Lourenço foi detido pela Polícia em Incoluane, quando ia a conduzir a viatura roubada em direcção a Maputo.
A Polícia garante que, neste momento, está à procura dos outros dois ladrões, que estão foragidos.