A Polícia da República de Moçambique (PRM) em Xai-xai, província de Gaza, deteve um cidadão nacional por roubo de uma ambulância.
Cândido Manuel Salvador, de 39 anos de idade residente no Município de Chókwe, foi preso na manhã desta quinta-feira, 27 de Março, momentos depois de ter roubado a ambulância pertencente ao Centro de Saúde da Cidade de Xai-Xai, província de Gaza, com ajuda de um guarda daquele estabelecimento sanitário.
O porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Gaza, Jeremias Langa, informou ao Canalmoz que o homem ora preso, declarou à Polícia que foi a Xai-Xai ido de Chokwé, na quarta-feira, a fim de reparar uma viatura de um sujeito que o tinha solicitado.
Segundo a Polícia, o indiciado afirmou igualmente que depois de reparar a viatura, o indivíduo que o havia contactado “foi à sua vida”.
A Polícia acrescenta, no entanto, que o homem declarou durante o interrogatório, que um seu amigo residente em Xai-Xai, ter-lhe-ia dito que havia uma viatura, neste caso uma ambulância, por roubar com facilidade.
“Disse que na companhia do tal amigo, foram ter com o guarda do Centro de Saúde de Xai-Xai, que lhes forneceu todos os segredos, que permitissem tirar o carro, incluindo a informação de que as chaves da ambulância ficavam na viatura” informou o porta-voz da Polícia em Gaza.
De acordo a nossa fonte, foi com base na informação fornecida pelo guarda, que o homem se dirigiu na madrugada desta quinta-feira ao Centro de Saúde de Xai-Xai, fazendo-se passar de um doente primeiro, para depois se dirigir directamente a viatura, abriu a porta, entrou, pôs a funcionar, manobrou e pôs-se em marcha, a caminho de Maputo, “onde diz que tinha um cliente para comprar a viatura por um valor de 80 mil meticais”.
A ambulância que entretanto já foi recuperada, é uma viatura do tipo mini-bus de marca Hiace com a chapa de matrícula MMR-51-98. A mesma foi recuperada no controlo da Polícia na zona da Pontinha na cidade de Xai-Xai, e o indiciado encontra-se neste momento preso na 1ª Esquadra da PRM naquela urbe.
A neutralização feita pela Polícia, envolveu também alguns populares que apercebendo-se que roubo da viatura, empreenderam uma perseguição.
“Quando foi apanhado, ele havia ligado a sirene e o pirilampo da ambulância, como se estivesse a acompanhar um doente” concluiu o porta-voz da PRM em Gaza, Jeremias Langa, garantindo que “a Polícia esta a trabalhar para localizar e deter o alegado amigo deste indivíduo, bem como o guarda do Centro de Saúde de Xai-Xai, para posteriores investigações.