Sociedade Oito pessoas morreram em acidentes nas obras da Circular de Maputo

Oito pessoas morreram em acidentes nas obras da Circular de Maputo

Oito pessoas morreram na semana passada em consequência de dois acidentes de viação envolvendo camiões do empreiteiro China Road and Bridge Corporation, envolvido na construção da Circular de Maputo, e semi-colectivos de passageiros na estrada circular.

O primeiro acidente ocorreu no dia 15 de Fevereiro, na zona do círculo de Intaka, município da Matola, envolvendo um camião da China Road and Bridge Corporation e uma carrinha caixa aberta que transportava passageiros do Mercado Grossista do Zimpeto para Muhalaze. Três pessoas perderam a vida no acidente.

O segundo acidente ocorreu no cruzamento de Mumeno, distrito de Marracuene, província de Maputo, no passado dia 16 de Fevereiro, envolvendo também um camião da China Road and Bridge Corporation e uma carrinha de marca Isuzu, dupla cabine, de cor verde, que vinha da África do Sul com destino à província de Gaza. No local morreu o motorista da carrinha, e as outras quatro pessoas viriam a morrer no hospital. Esta informação foi confirmada este sábado por uma fonte do Governo do distrito de Marracuene.

O terceiro acidente ocorreu na tarde do dia 20 de Fevereiro, envolvendo também um camião da China Road and Bridge Corporation, de marca Sinotruk, com chapa de inscrição ACO 550 MP, e uma outra viatura de marca Ford Ranger, MLV 40-64. Aqui não houve vítimas humanas, mas o motorista da Ford Ranger contraiu ferimentos graves. Segundo a perícia feita pela Polícia, o motorista do camião foi culpado por ter tentado fazer ultrapassagem a uma viatura de marca Mercedes Benz, numa curva.

Testemunhas

Rosa Magaia, vendedeira de um estabelecimento comercial localizado na zona da quinta sessão da circular, que compreende o troço “Drive-In” e Tchumene, na Matola, diz ter testemunhado dois acidentes. O primeiro foi em Novembro do ano passado, em que dois camiões da empresa construtora colidiram, tendo um dos motoristas morrido entalado numa das viaturas no local.

Recomendado para si:  Nampula: Mulher de 62 anos dá à luz à primeira filha

O segundo foi na tarde da última quinta-feira quando um camião da construtora arrastou um carro de marca Ford Ranger em frente do estabelecimento onde trabalha. O motorista sofreu ferimentos graves. O seu carro ficou amolgado e o ocupante foi retirado por populares, já entalado.

“Os camiões chineses andam em alta velocidade. Não respeitam as curvas. As nossas casas estão vermelhas devido a poeiras. Em Novembro passado, acidentaram entre eles e um deles morreu no local do acidente”, disse Rosa Magaia.

Jacinto Nhantumbo, que testemunhou o acidente da zona do círculo de Intaka, disse que a carrinha que vinha do “Drive-In” circulava na sua faixa, quando de repente um camião chinês entrou em alta velocidade. O motorista do camião não conseguiu controlar o volante, tendo embatido violentamente na caixa aberta que ia a Muhalazi.

“Os camiões andam mal e dizem que a estrada é deles. Não respeitam as curvas. Mesmo na zona da Escola Primária de Mathemele passam em alta velocidade”, disse Nhantumbo.

“Circular”

A Estrada Circular de Maputo é uma via que poderá reduzir congestionamentos na EN1 e outras vias de acesso à capital.
A construção da estrada circular foi dividida em seis secções.

A primeira secção estende-se desde o Hotel Radisson até à ponte da Costa do Sol; a segunda vai desde a ponte da Costa do Sol até Marracuene; a terceira entre Chiango e “Drive-In”; a quarta de Marracuene a “Drive-In”; a quinta entre “Drive-In” e Tchumene, na Matola, e a sexta desde o nó da Machava até “Nwancacana”, na cidade de Maputo.