Os hospitais do distrito de Moatize, na província de Tete, estão sem medicamentos básicos; como paracetamol, anti-maláricos (Quartem), entre outros.
A nossa Reportagem escalou o Hospital 25 de Setembro, Centro de Saúde da Liberdade, Hospital Distrital de Moatize e Centro de Saúde de Kambulatsitse, e constatou que aos doentes são receitados medicamentos que não existem nos referidos hospitais. Os cidadãos recorrem a farmácias privadas.
Directora da Saúde confirma e diz que a situação é do domínio central
Em declarações ao Canalmoz a directora distrital de Saúde, em Moatize, Azélia Novela, disse que a situação ultrapassa a alçada do distrito. “Temos, sim, falta de medicamentos a nível do distrito de Moatize, temos recebido medicamentos da província, quando acabam não podemos fazer nada, não se dá o que não existe”, disse, para depois acrescentar que “o problema é do conhecimento central”.
Enquanto a situação prevalecer, os pacientes vão fazendo grandes ginásticas para adquirir os medicamentos. Há registo de casos de pacientes que depois de receberem a receita ficaram em casa porque não conseguiram pagar os medicamentos nos “privados”.