Politica Chissano diz que Dhlakama deve ser acarinhado

Chissano diz que Dhlakama deve ser acarinhado

O ex- Presidente da República, Joaquim Chissano, não escondeu a sua apreensão em relação ao actual clima de tensão político-militar que o país atravessa. Falando ao “O País”, no último sábado, no histórico bairro da Mafalala, onde se deslocou para testemunhar uma homenagem a Eusébio da Silva Ferreira, através de uma partida de futebol, o signatário dos Acordos de Roma assumiu que o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, merece uma atenção especial perante o cenário político actual.

“Todos nós precisamos da paz e que ninguém aceite ser arrastado para a guerra, seja por quem for. Esperamos que um dia a razão prevaleça e que o diálogo aconteça, pois não queremos que ninguém perca, todos devem ganhar. Por isso, acho que devíamos acarinhar o senhor Dhlakama, para que aceite vir ao diálogo”, frisou o ex-estadista.

Por outro lado, o antigo Chefe do Estado diz que se pode encontrar a solução do impasse político sem que seja necessária a presença de observadores internacionais, mas alerta que, ao nível actual do assunto, um diálogo ao mais alto nível traria soluções imediatas.

Recomendado para si:  IMD e AR assinam memorando para promover boa governação e inclusão democrática

“Se (o diálogo) fosse ao mais alto nível, havia de cortar as coisas pelo meio e muito rapidamente se resolvia o problema, mas ainda restam certas dúvidas em saber o que realmente o líder da Renamo pretende… É preciso que haja pessoa capaz de tomar decisões pertinentes”, afirmou Chissano.