Sociedade Jovem faz-se passar por curandeiro e viola sexualmente menores

Jovem faz-se passar por curandeiro e viola sexualmente menores

Um jovem que responde pelo nome de Assane Atumane é acusado de ter violado sexualmente quatro menores de 16 anos de idade no bairro de Muhala Expansão, arredores da cidade de Nampula.

De 22 anos de idade, Assane Atumane está sob custódia policial e a Polícia da República de Moçambique, PRM, através do seu porta-voz, Miguel Bartolomeu, informou à Imprensa que para lograr os seus intentos o jovem fez-se passar por um médico tradicional e à primeira vista apelou às menores um tratamento tradicional com vista a livrá-las de um mal que as possuía.

A PRM exibiu o acusado à Imprensa na manhã desta terça-feira (8) nas celas da 2ª Esquadra da corporação na cidade de Nampula, tendo ele declarado à Imprensa que não é curandeiro e que aprendeu “certas coisas com o seu pai que se dedica à medicina tradicional”.

Assane Atumane negou à Imprensa as acusações que pesam sobre si. As menores afirmaram terem sido violadas sexualmente pelo acusado, mediante ameaças e chantagem emocional.

Antes de as violar sexualmente em actos isolados, o acusado simulou tratamento tradicional chegando a marcá-las com faca na língua, seios, barriga e nos órgãos genitais.
Antes de violá-las sexualmente, o jovem “curandeiro” exigiu pagamentos às menores em valores monetários que rondavam entre cinco mil a quinze mil meticais, dependendo da gravidade do mal a que cada uma delas detinha, segundo apontaram as vítimas.

Recomendado para si:  PRM detém jovem em Nampula na posse de 20 kg de soruma

Ocorrências criminais

Todavia, na semana de 28 de Setembro a 4 de Outubro corrente, a PRM, a nível da província de Nampula, registou um total de 6 casos criminais, contra igual número do ano passado, tendo esclarecido todos os casos, o que representa uma operatividade policial na ordem dos 100%.
Foram cinco crimes contra propriedade e um contra pessoa.

Quanto à segurança rodoviária, 7 pessoas perderam a vida e 8 contraíram ferimentos em consequência de 5 acidentes de viação registados nas estradas de Nampula.
Um total de 2.867 veículos foram fiscalizados pela Polícia de Trânsito, dos quais 413 foram actuados com avisos de multa como resultado de várias transgressões a regras de trânsito.