Nacional Recursos da província expostos na FACIM

Recursos da província expostos na FACIM

A província de Inhambane pretende apresentar na 49ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), que começa na próxima segunda-feira, potencialidades económicas de forma a atrair os investidores a explorarem as oportunidades de negócios existentes.

Para o efeito, segundo deu a conhecer o director provincial de Indústria e Comércio, António Machamal, além dos recursos que a província vai expor, as actividades em curso em diversos ramos da economia local, durante a vigência da FACIM o governo local vai organizar um workshop com objectivo de “vender” os projectos de desenvolvimento ainda em carteira.

Participarão nesse encontro, a ter lugar no segundo dia da FACIM, operadores económicos com empreendimentos na província de Inhambane, bem como investidores nacionais e estrangeiros que ainda estão em busca de parcerias, bem como espaço para o desenvolvimento dos seus projectos.

O executivo de Inhambane pretende durante a vigência da 49ª edição da FACIM juntar o útil ao agradável, expondo seus recursos, os resultados do que está sendo feito, a missão, visão e estratégias de desenvolvimento tudo plasmado no plano estratégico de desenvolvimento da província, que preconiza a redução da pobreza até 40 por cento no ano 2020, como forma de atrair mais investimentos.

António Machamal não avançou os produtos que a província vai levar à FACIM, pois, segundo revelou, mais do que apenas exibição das potencialidades e negociação de dinheiro para cobrir as necessidades de desenvolvimento da provincial, aquele certame é também uma oportunidade de competição dos expositores em diversas variantes, desde a organização do pavilhão, o estágio do agro-processamento e a evolução tecnológica de cada província.

Recursos florestais, faunísticos, pesqueiros, agrícolas e minerais são para já as principais potencialidades que fazem da província de Inhambane, um local para investir associado à hospitalidade dos seus habitantes, que é gente trabalhadora.

“Por isso mesmo, não vou divulgar agora o que vamos levar à FACIM, apenas quero preparar a todos, para a grande surpresa que a província vai apresentar, surpresa no que diz respeito, ao grande salto está a conseguir no agro-processamento”, prometeu Machamal.

No entanto, a nossa fonte realçou que leva como expectativas, buscar parcerias para a implementação de novas tecnologias de produção, novos investimentos para o agro-processamento, entre outros ganhos a tirar da próxima edição da FACIM.

Falando do actual estágio da industrialização da província, Machamal apontou o relativo crescimento desta área, situação justificada só neste ano pela construção de cinco unidades de diversas linhas.

“Já estamos a fazer o aproveitamento do coco e seus derivados na província, isto é, além do coco para óleo e sabão como era habitual, exploramos o bagaço e cascas do coco para fabrico de fertilizantes agrícolas. Processamos localmente o caranguejo, estamos a fazer pipocas com recurso a milho, além da mandioca que também tem muita aplicação em indústrias que já funcionam na província”, disse Machamal.