Conforme indica a informação prestada pelo governador Raimundo Diomba, na 14ª sessão do governo provincial de Gaza, alargada aos administradores distritais, que decorreu semana finda, em Xai-Xai, contribuíram para tal, o desempenho do ramo da Agricultura com cerca de 80 por cento das receitas, seguida do Comércio e Transportes, com 12 e sete por cento, respectivamente.
Por outro lado, segundo aquele governante, o crescimento verificado foi igualmente possível devido à entrega aos camponeses de sementes certificadas em tempo oportuno, bem como de outros insumos agrícolas, facto aliado ainda à entrega abnegada dos produtores no amanho da terra, logo após as cheias ocorridas no início do ano em curso.
De uma maneira geral, ainda de acordo com o documento apresentado pelo governador Diomba durante a sessão do governo provincial, o desempenho na arrecadação de receitas registou, um substancial crescimento ao longo do período em análise, exceptuando nos capítulos das receitas próprias de nível provincial e nas cobranças do Imposto de Reconstrução Nacional, que conheceram uma descida drástica em 65 e 42 por cento, respectivamente.
Segundo indica a fonte que temos estado a citar, aquela descida brusca teve como origem a não entrega das receitas cobradas, designadamente pela Universidade Pedagógica, delegação de Gaza, e pelo Instituto Superior Politécnico de Gaza, em cumprimento de ordens e normas internamente estabelecidas naqueles dois estabelecimentos de ensino superior.
De referir que para o presente exercício o “plafound” global do orçamento de funcionamento foi fixado em pouco mais de três mil milhões de meticais, tendo sido executado no semestre em análise cerca de metade do referido montante.
Enquanto isso, no quadro da execução do Fundo de Desenvolvimento Distrital (FDD), o governo disponibilizou 112 milhões, tendo, no período em referência, sido criados cerca de dois mil novos postos de trabalho, entre fixos e sazonais, passando assim para um acumulado de pouco mais de 27 mil pessoas com acesso ao trabalho, como resultado da implementação há sensivelmente oito anos do fundo dos “sete milhões de meticais”.
Tendo em vista o melhoramento do sistema de informação do referido programa, o governo doravante vai introduzir novos indicadores de controlo, que incluem a recolha de dados sobre a real situação do mutuário e seus dependentes, antes e depois da disponibilização do financiamento do Fundo de Desenvolvimento Distrital.
Segundo indicam dados em nosso poder, serão para o efeito registados elementos inerentes ao nível de acesso aos cuidados de saúde, educação, habitação condigna, renda familiar, entre outros dados sobre os beneficiários.
Com vista a se garantir uma maior monitoria dos projectos, será observado um permanente e rigoroso cruzamento e sistematização de dados referentes ao desempenho dos referidos empreendimentos, como forma de se garantir a sua melhor avaliação e controlo.
Refira-se que a 14ª sessão do governo provincial de Gaza abordou dentre os vários temas, o Plano Social Económico e Orçamento referente ao primeiro semestre do ano em curso, bem como a prestação de serviços de administração de terras às comunidades.