Sociedade Criminalidade Polícia encarcerado por corrupção e assédio sexual

Polícia encarcerado por corrupção e assédio sexual

Um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM) afecto no Comando Distrital de Sussundenga, província de Manica, encontra-se detido na cela daquele Comando Distrital, acusado de prática de crime de corrupção passiva e actos ilícitos, por ter facilitado a evasão de uma reclusa mediante o pagamento de 2 mil meticais e favores sexuais.

Segundo Luís Goba, procurador da Secção Criminal e Ponto Focal no Gabinete do Combate à Corrupção em Manica, o caso deu-se no Comando Distrital da PRM em Sussundenga, onde um agente, cuja identidade não nos foi revelada, facilitou a evasão de uma reclusa que se encontrava detida por prática de homicídio voluntário.
O agente após ter sido aliciado pela então reclusa, facilitou-lhe a fuga.

O agente viria a ser capturado momentos depois, sendo que confessou o seu crime diante do procurador de instrução do distrito de Sussundenga.
“O processo é 27/PPM, autuado a 15 de Agosto de 2013, em que um membro da Polícia é acusado de crime de corrupção passiva e actos ilícitos, por ter soltado uma arguida em troca de 2 mil meticais e acto sexual”, disse o procurador.

Recomendado para si:  Companhia LAM amplia frota com novo avião para 144 passageiros

Entretanto, um outro caso envolvendo mais agentes da Polícia em conexão com a corrupção deu-se em Chimoio, onde um Polícia de Trânsito encontra-se também detido na cela da 1.ª Esquadra do Comando Provincial da PRM, acusado de extorquir 250 mil meticais a um cidadão, para facilitar-lhe a saída da sua viatura de carga apreendida por falta de licença de transporte e excesso de carga.

“O processo está na sua fase de averiguação, vamos trabalhar e se concluirmos que há indícios de corrupção, converteremos estes processos em processo de instrução preparatória”, concluiu a fonte, acrescentado que só no primeiro semestre deste ano foram despachados para o tribunal provincial de Manica mais de 800 processos da mesma natureza.