Nacional PM destaca importância do aeroporto internacional a ser construido em Nacala

PM destaca importância do aeroporto internacional a ser construido em Nacala

No entender do governante, a infra-estrutura irá oferecer inúmeras oportunidades de empregabilidade e prestação de serviços em diferentes sectores de actividade. Com efeito, Alberto Vaquina alertou aos residentes daquela cidade da província de Nampula a se prepararem para as oportunidades que se abrem, através de formação em diversas áreas, com particular realce as de construção civil, electricidade, carpintaria e culinária.

Para Vaquina, é difícil imaginar hoje o que significa aquele aeroporto intercontinental em Nacala, sobretudo em termos de novas ofertas de serviços e necessidades que surgirão, postos de trabalhos novos, para além da exigência para que a população local seja capaz de responder a estes desafios.

Apontou que os passageiros que vão aterrar ou transitar pelo aeroporto internacional de Nacala em construção vão precisar de muitos serviços ligados a hotelaria, acomodação e outros que os locais podem fazer, para além de preparar pessoas para guiar os turistas que vão demandar a zona.

“Hão de precisar de saborear a nossa culinária que apenas nos sabemos fazer aqui, precisarão de comprar o nosso artesanato para levar recordações do nosso país, no caso concreto de Nacala. Isto é pouco daquilo que pode vir a acontecer aqui em Nacala”, disse Alberto Vaquina.

Salientou a importância que o aeroporto internacional vai ter no contexto da África Austral e do país que disse virá a ser um dos principais pontos de entrada para o continente, à semelhança do que acontece na vizinha África do Sul e no Quénia.

“Esta é uma grande oportunidade de transformar Nacala num ponto de entrada não somente para o país, mas também para África, atendendo que nesta região muitos outros projectos serão implementados e muitas oportunidades vão ter lugar e por isso o desafio é que estejamos preparados”, observou o primeiro-ministro.

Aquela nova infra-estrutura aeroportuária, avaliada em 177 milhões de dólares americanos, fundos desembolsados pelo governo moçambicano e brasileiro e a empresa Aeroportos de Moçambique, está a ser implantada num perímetro de aproximadamente 2 mil hectares.

Todos os edifícios estão a ser construídos de raiz, nomeadamente terminal de passageiros e de carga, torre de controlo, um quartel de bombeiros, manutenção de equipamentos, abrigo de todo o material de embarque, para além de uma esquadra policial que não estava incorporado no projecto inicial.

De acordo com João Loureiro, director do projecto de construção do aeroporto de Nacala, outras infra-estruturas básicas serão igualmente erguidas com vista a emprestar maior conforto aos utentes, tais como vias de acesso de automóveis, sistemas de fornecimento de energia e de abastecimento de água, estações de tratamento de águas residuais, drenagem das águas pluviais, sistemas de telecomunicações públicas e vedação do recinto.

Noticias