Sociedade Educação IFAPA forma mais quadros em Niassa

IFAPA forma mais quadros em Niassa

A informação foi revelada ontem, durante a graduação de 271 novos técnicos médio em administração pública e autárquica, cuja cerimónia foi presidida pela Ministra da Função Pública, Vitória Dias Diogo. Deste número, 201 estudantes frequentaram o décimo quarto e décimo quinto cursos regular, enquanto os outros 70 saíram do primeiro curso modular pós-laboral.

Dirigindo-se especificamente aos graduados, a titular da pasta da Função Pública instou-os a pautarem por uma conduta de profissionalismo, ética e integridade no exercício das funções, evitando práticas que não dignificam a postura de um verdadeiro funcionário e servidor do Estado.

Vitória Diogo chamou a atenção para o facto de o Governo não investir em pessoas que apenas procuram o diploma, mas sim conhecimentos e competências, tendo o cidadão como o receptáculo da sua actuação.

A ministra da Função Pública deu ainda a conhecer que desde 2006, mais de 268.864 funcionários beneficiaram de promoções, progressões e mudanças de carreira, em todo o país. Outros 6015 funcionários conheceram desligamentos e aposentações, perfazendo um acumulado de 13070, desde 2010, o que abre, segundo a nossa fonte, espaço para mais promoções e novos ingressos no Aparelho do Estado.

Por outro lado, a titular da pasta da Função Pública sublinhou que de 2006 a 2012, foram instaurados 9118 processos disciplinares, facto que reduziu a percepção de existência de impunidade no Aparelho do Estado e encoraja aos cidadãos a denunciarem actos considerados de desvio à postura que se espera de um servidor do Estado.

“Registamos ainda a entrada de 879.472 petições, entre requerimentos, exposições, sugestões e queixas das quais foram tramitadas e concluídas 754.036, o que demonstra que a administração pública está a responder à procura de serviços pelos cidadãos”, informou Vitória Diogo, para quem o funcionário e agente do Estado deve exercer a sua função, tendo em conta o “saber ser, saber estar, saber fazer e saber pensar”.

Noticias