Nacional Assegurada asfaltagem da estrada Nampula/Nametil

Assegurada asfaltagem da estrada Nampula/Nametil

Segundo a fonte, a estrada Nampula/Nametil/Moma, numa extensão de mais de trezentos quilómetros, faz parte das prioridades constantes no programa quinquenal do Governo, no que concerne à sua reabilitação e asfaltagem, razão pela qual um trabalho intenso está a ser realizado com vista a conseguirem-se financiamentos.

“O que posso dizer neste momento é que felizmente já temos garantias de financiamento das obras de reabilitação e asfaltagem do troço Nampula/Nametil. Ainda não temos datas definidas para o início dos trabalhos, mas sublinho que há fundos para a execução dessas obras que vão permitir a melhora das condições de circulação naquelas vias”, disse Cadmiel Muthemba.

Embora não tenha especificado os fundos existentes para aquele troço, o titular da pasta das Obras Públicas e Habitação esclareceu que o financiamento das obras daquele troço faz parte do valor global de 2OO milhões de dólares disponibilizados pelo Exim Bank da Coreia, estando neste momento, como está dito, a decorrerem negociações com outros parceiros para esse efeito.

Depois da conclusão da reabilitação e asfaltagem daquele troço, e conforme as prioridades definidas pelas autoridades governamentais bem como em função da disponibilidade financeira, idêntico trabalho será feito noutros troços em estado avançado de degradação, concretamente Nametil/Moma, Nametil/Angoche, Angoche/Monapo e Moma/Angoche.

Num outro desenvolvimento o ministro das Obras Públicas e Habitação disse estar esperançado de que dado o intenso de trabalho que o governo está a fazer, na mobilização de fundos de financiamentos, a reabilitação e asfaltagem daqueles troços serão concretizados, para responder as expectativas das populações que há bastante tempo esperam a melhoria da circulação rodoviária.

Por conseguinte, um outro problema ainda preocupante que se verifica neste momento na estrada Nametil/Angoche relaciona-se com o desabamento durante as intensas chuvas que fustigaram a região, da ponte sobre o rio Luazi, pois que o facto faz com que a travessia no local seja feita com grandes dificuldades, com o agravante de mesmo com fim da época chuvosa a infra-estrutura não ter sido resposta.

Cadmiel Muthemba depois de ter constatado o atraso das obras da reposição da ponte, por as mesmas estarem a ser feitas manualmente, ordenou ao empreiteiro para que procurasse um equipamento adequado à dimensão daquelas obras, sob o risco de se fazer um trabalho que vai durar pouco tempo numa estrada estratégica como aquela. A ideia é que numa primeira fase sejam feitas obras de emergência através da construção de uma ponte metálica, para posteriormente se erguer uma outra definitiva.

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