Politica Secretários de bairros ressuscitam campanhas de perseguição à oposição

Secretários de bairros ressuscitam campanhas de perseguição à oposição

Depois de estarem directamente envolvidos no recenseamento eleitoral a mando do partido Frelimo, e a criar constrangimentos ao processo, os secretários de alguns bairros em Manica estão agora a ressuscitar uma antiga campanha ilegal de retirada de bandeiras dos partidos da oposição instaladas nas respectivas sedes, naquele ponto do País.

A título de exemplo, o Secretario da Célula do Bairro Mudzingaze Alberto Manuel, mandou retirar as bandeiras de todos os partidos da oposição no seu bairro alegando “respeito a postura urbana”. Confrontado pelo Canalmoz sobre a postura urbana que impede o exercício da actividade política nas sedes dos bairros, o secretário esquivou-se evocando alegada “pré campanha eleitoral”. “É para impedir que esses partidos faça, a pré campanha eleitoral antes do período estabelecido pelo governo” disse.

Entretanto, o delegado do Movimento Democrático de Moçambique,(MDM) no bairro 7 de Abril em Chimoio,Chico Chataica, disse a nossa reportagem que, duas bandeiras do seu partido foram retirados dos seus mastros, na sua residência e sede a mando do líder local, com motivos ainda não esclarecidos.

Recomendado para si:  LAM readmitida na Comunidade Internacional de Aviação

Chataica, disse que quem retirou as bendeiras foi um contingente policial fortemente armado que esteve na companhia do secretário do seu bairro.

Recorde-se que a campanha de perseguição política levada a cabo pela Frelimo em Manica começou no ano passado, quando que o presidente do município de chimoio, Raul conde chegou a mandar aprovar postura urbana inconstitucional, que obrigava os partidos políticos a encerarem as suas sedes e a retirar as suas bandeiras ao nível daquela autarquia. A campanha culminou com a retirada de bandeiras de todos os partidos da oposição que tinham sede instaladas nos Bairros, 5 Fepom, Trangapasso,7 de Abril, Soalpo e Mudzingaze.

Canal Moz