Em Manica, está em marcha a criação de bases infra-estruturais e organizacionais para o arranque do projecto de investigação e transferência de tecnologias, para o aumento da produção do milho e trigo, orçado em vinte milhões de dólares norte-americanos.
Dois dos seis centros de investigação a serem criados nos diversos pontos do país, serão instalados nos distritos de Manica e Bárue, nomeadamente para o estudo e investigação do milho e trigo.
Todo o aprovisionamento do equipamento e mobilização dos produtores, num total de dois mil em cada centro de investigação, será realizado pelos Governos moçambicano e indiano.
Sobre este aspecto, o director nacional de inovação e desenvolvimento tecnológico no Ministério de Ciência e Tecnologia, Vasco Lino, disse que cada um dos referidos centros vai ter um coordenador e uma equipa de técnicos que serão contratados pelo Governo para o efeito.
Segundo Vasco Lino, os outros centros de investigação serão criados em Mandlakaze, em Gaza, em Caia na província de Sofala, Angónia, em Tete, e Manjú, para servir Angoche e Moma, na província de Nampula.
RM