Cultura Governo está empenhado em massificar piscicultura

Governo está empenhado em massificar piscicultura

O sector das pescas em Gaza, segundo Borges, deve redobrar esforços tendo em vista o crescente envolvimento dos diversos actores, porque a massificação desta actividade constituir uma das estratégias privilegiadas do seu ministério, no combate à fome e na produção de riqueza.

Contudo, aquele governante mostrou-se preocupado pelas interferências negativas impostas à actividade da aquacultura não só em Gaza, como também noutros pontos do país que no início deste ano foram fustigados pelas cheias, comprometendo desta feita os planos que haviam sido traçados.

“Na aquacultura seguramente não vamos alcançar a produção planificada e não vamos porque houve factores adversos já no primeiro semestre, e mesmo a província de Gaza sofreu com isso, pois o plano de produção da província previa 120 toneladas, tendo sido revisto para cerca de metade, exactamente devido às perdas que ocorreram nos locais onde a aquacultura é desenvolvida.

O mesmo vai acontecer ao nível nacional, não só pelas calamidades e enxurradas, mas também devido à doença da mancha branca que ocorreu em 2011. As empresas de processamento de camarão, por exemplo, ainda não se lançaram numa produção significativa”, disse Borges.

Aquele governante, para além de ter-se reunido com a Direcção Provincial de Pescas em Gaza, trabalhou ainda nos distritos de Xai-Xai, Bilene -Macia, e Chókwè, onde teve a oportunidade de se inteirar da actividade piscícola naqueles pontos de Gaza.

Sabe-se entretanto que a produção global pesqueira registou no ano passado uma baixa produção, decorrente da redução de capturas na albufeira de Massingir que contribui com cerca de 40 porcento da total produção na província.

Conforme indica um documento em nossa posse, as causas desta baixa de produção tem a ver com a subida do caudal da albufeira no período em referência, facto que provocou a migração de muitos pescadores à procura de melhores oportunidades de faina em Bilene-Macia.

Informações em nosso poder dão conta ainda que a Direcção Provincial de Pescas de Gaza, levou a cabo ao longo do ano passado a divulgação técnicas melhoradas de construção de artes de pesca, beneficiando mais de 100 pescadores dos distritos de Bilene e Mandlakaze.

O sector desenvolveu, por outro lado, actividades de demonstração de boas práticas de manuseamento e conservação de produtos da pesca e aquacultura.

A instituição, refere o documento que temos estado a citar, levou ainda a cabo iniciativas visando a melhoria das condições de vida das comunidades de pescadores artesanais e aquacultores de pequena escala.

Para o efeito, foram capacitadas dentre outros beneficiários membros de grupos associativos, uma acção que se estendeu igualmente ao acompanhamento técnico em 91 tanques piscícolas.

Noticias