A Escola de Samba “Império da Tijuca” convidou Moçambique a enviar uma delegação cultural para participar no seu desfile no decorrer do Carnaval de 2014, quando levará o enredo “Batuk” para a Sapucaí.
Os representantes da escola foram recebidos na Embaixada de Moçambique em Brasília e explicaram o enredo. O carnavalesco Júnior Pernambucano disse que o país estará presente no desfile.
“Estou muito contente com os bons frutos que tivemos com esta ida até a Embaixada de Moçambique. O país está interessado em divulgar a sua cultura no Brasil e nunca tiveram uma oportunidade de conhecer o trabalho do carnaval carioca como a que nós propomos a eles. Nós vamos receber artistas de diversos naipes, músicos, artesãos para o nosso desfile e na nossa comunidade. Eles também trarão danças típicas e esculturas para abrilhantar esse trabalho de divulgação do nosso enredo, além de máscaras e tambores de acordo com o sincretismo religioso e há a possibilidade de irmos até Moçambique para mostrar como é uma escola de samba. Notei que os representantes do país ficaram ainda mais entusiasmados de sermos uma agremiação com tanta identificação com as tradições africanas, como é a realidade do Império da Tijuca”, disse Pernambucano.
Na imagem, momento em que os representantes daquela escola eram recebidos pelo diplomata moçambicano em Brasília, Romualdo Johane.
RM