Nacional Centro de investigação projectado para Gaza

Centro de investigação projectado para Gaza

A edificação do referido centro está orçada em cerca de cinco milhões de dólares norte-americanos, quantia a ser disponibilizada pelo Governo e a Noruega, segundo dados avançados pelo Ministro das Pescas Vítor Borges, durante uma visita de três que efectuou à província de Gaza.

Segundo o ministro, a referida unidade deverá comportar dentre várias componentes a pesquisa, produção de alvinos para fornecimento ao sector privado, melhoramento da telápia mozambícos, espécie nativa que se pretende ver desenvolvida no país. Por enquanto, esta espécie ainda não está suficientemente estudada para que, do seu melhoramento genético, possa se encontrar alvinos de boa qualidade, robustos, com crescimento rápido e resistentes às intempéries.

No que toca à investigação de espécies nativas em cativeiro, o centro constituirá uma mais-valia no sentido de que irá desenvolver um processo de melhoramento genético que consiste no cruzamento sucessivo de espécie. E depois de analisados os resultados será determinado qual das espécies garante uma maior capacidade de crescimento e resistência.

“A futura unidade de investigação terá a responsabilidade de produzir alvinos e certificar matrizes de outras espécies experimentadas e melhoradas noutros países, como forma de cultivarmos também no nosso país”, disse Vítor Borges.

Sublinhou que este vai ser o primeiro estágio, uma vez que o melhoramento genético leva muito tempo, podendo chegar a cinco anos. E enquanto estiver a decorrer o melhoramento de espécies nacionais serão importadas outras matrizes e espécies já estudadas e melhoradas.

Trata – se segundo o nosso interlocutor, da primeira experiência do género no país, que deverá ser replicada em breve para outras zonas, como é o caso de Montepuez, na província nortenha de Cabo Delgado, uma acção que deverá contar com a comparticipação da Cooperação Espanhola.

Entretanto, no decurso da sua deslocação à Gaza, o ministro foi informado pelos pescadores locais que grande parte da produção pesqueira perde-se devido às deficientes condições de manuseamento, conservação e comercialização do pescado.

O governante disse tratar-se de uma preocupação legítima, daí que o Executivo, através das várias fontes de financiamento, deverá encontrar respostas urgentes visando solucionar o problema.

Prometeu, por exemplo, a implantação de um mercado para a venda de pescado na zona de Zongoene, no distrito de Xai-Xai, bem como a criação de meios de conservação também na Praia de Bilene, na Macia, tudo visando a redução dos elevados níveis do pescado.

“Acreditamos que a solução deverá ser encontrada ainda este ano através de acções levadas a cabo directamente pelo sector das Pescas e do Fundo de Desenvolvimento Distrital”, disse.

Adiantou que, na interacção com os pescadores ficou claro que as capturas poderiam ser incrementadas caso fossem criadas condições de navegação no alto mar, uma vez que a produção pesqueira ao longo da costa já começa a ser escassa.

Segundo ele, o assunto vai merecer atenção do seu ministério de modo que até finais do presente ano sejam enviadas àquela província embarcações que permitam a pesca no alto mar.

Noticias